O Curioso Caso de Benjamim Button

 benjaminbutton-capa-thumb

Não é todo dia que nos deparamos com uma história tão interessante quanto “O Curioso Caso de Benjamin Button no cinema.. uma historia aonde não existe aliens tentando invadir o mundo e acabar com NY ou até uma historia que a mocinha conhece o mocinho e um dos dois é doente e morre no fim , esse tipo de tema ja cansou. “Benjamin Button” foge completamente do trivial, com direção de David Fincher  e escrito pelo roteirista de “Forest Gump” a história é simples.. basicamente é sobre um homem que nasce com a aparência e todos os problemas de saúde de um senhor de 80 anos.. e conforme vai passando o tempo ele vai rejuvenescendo..ou seja , o sentido inverso da vida.. na verdade a historia em si é um mero pretexto para o que esta nas entrelinhas.. tudo bem , a maneira que a historia é contada é meio cliche, a narrativa é feita pelo diario de Benjamim no leito de morte de sua amada Dayse… com quase 3 horas de duração que passam sem que a gente perceba , o que toca a gente na historia é exatamente isso.. o tempo que passa sem que a gente perceba.. ou o que a gente anda fazendo com o nosso tempo..e a historia posso resumir como um dia no divã de seu psicologo. O filme fala muito sobre a vida, sobre a morte, sobre ser diferente.. e com varias frases de impacto consegue segurar até o mais impaciente expectador.  Na verdade não importa se voce nasce velho e morre novo ou nasce novo e morre velho.. todas as experiencias que estão pré destinadas a acontecer, vão acontecer.. até mesmo quando o filme fala sobre rota de colisão.. quando um fato leva a outro e uma serie de eventos acontecem em efeito dominó e acabam chegando na gente pois estamos no meio dessa rota.. destino!!  Sobre a morte, uma passagem muito forte me chamou a atenção “Você pode ficar chateado com a forma que as coisas aconteceram. Pode xingar, amaldiçoar o destino, mas quando chega o fim, você tem que aceitar.” , sobre o valor a vida “Sou cego de um olho, não ouço muito bem.. tenho espasmos musculares e tremores continuos, as vezes perco a linha do pensamento ..
mas sabe de uma coisa? Deus tem me lembrando sempre da sorte que tenho por estar vivo”, e sobre as diferenças ,um amigo de Benjamim responde quando ele o questiona sobre o medo de ser diferente.. “voce pode ser gordo, magro, feio , bonito, pobre ou rico.. mas no final voce vai ter medo”.
“O Curioso caso de Benjamim Button é um filme doce, porem pega pesado quando fala de solidão, especialmente quando as pessoas fogem do padrao de genetica estabelecido pela sociedade ,  e sobre a importancia das pessoas e dos acontecimentos na nossa vida. Bem cuidado em todos os aspectos, uma direção espetacular, um roteiro magnifico , maquilagem e efeitos especiais convencem a juventude e a velhice dos atores e a fotografia é recheada de paisagens belissimas. Pode ser um exagero, mas não dá pra deixar de comparar a obra com “forrest Gump”.. ambos tem uma historia de um amor de infancia eterno, passam por varias epocas marcantes da historia norte americana , sofrem por ser diferente , e veem a vida como uma caixinha de surpresa. E no final , o que se torna mais interessante, alem da otima aula de como viver, é que em nenhum momento do filme se questiona o que Benjamim tem, o que fica claramente provado que a ideia do filme passa longe de mostrar uma vida que começa pelo final.. mas sim de mostrar que não importa o que vc seja.. ou que aparencia voce tenha.. o que esta pre destinado ira acontecer.

Abaixo alguns pensamentos que realmente mexeram comigo:

“Para o que vale a pena, nada é muito tarde, ou no meu caso muito cedo – para ser quem você quer ser. Não há tempo limite; você para quando quiser. Você pode mudar, ou ficar igual – não há regras para isso. Nós podemos tirar o melhor ou o pior disso. Eu espero que você tire o melhor. Eu espero que você veja coisas que te deixem sobressaltada. Espero que você sinta coisas que nunca sentiu antes. Eu espero que você conheça pessoas com um ponto de vista diferente do seu. Eu espero que você viva uma vida que se orgulhe. Se você ache que não está acontecendo, eu espero que você tenha a força para recomeçar tudo de novo. “

“Algumas pessoas nascem para sentarem à beira do rio. Algumas para
serem atingidas por raios. Algumas têm ouvido para música. Algumas são
artistas. Algumas nadam. Algumas conhecem botões. Algumas conhecem
Shakespeare. Algumas são mães. E algumas pessoas… Dançam. “

“Voce ainda vai me amar quando eu tiver acne e urinar na cama?”

“no final todos usamos fraldas”

Então, não deixem de assistir no cinema : O Curioso caso de Benjamim Button

 

Boa Quinta

Marcelo

2 comentários sobre “O Curioso Caso de Benjamim Button

  1. com certeza a vida tem seus momentos, tanto dificeis quanto felizes muita jente não imagina ou se quer sabe oque é ser feliz, outras sabem mais não tem muitas oportunidades a seu favor.
    MEDO QUE O TEMPO PASSE: isso muita gente tem, eu sou uma delas não me vejo velho mais assim mesmo eu ja tenho esse medo, de um dia a solidão bater em minha porta e de um dia eu pensar: A se eu fosse mais jovem! muito bom seja feliz não emporta a maneira mais a cima de tudo seja feliz!!!

Deixe uma resposta

