Quem Quer Ser Um Milionário?

milionario

Quem Quer Ser um Milionário?  É  teoricamente o Cidade de Deus indiano, mas com uma diferença, alias uma diferença marcante.. apesar de toda violência, exploração de menores e caos social, a imagem desgraçada do povo da India não é tão impressionante ou melhor, é impactante, porem o diretor Danny Boyle soube dar ao filme um aspecto de leveza diante de tanta miséria. O filme conta a historia de um jovem indiano chamado Jamal.. Jamal é pobre e orfão, cresce na favela de Mumbai meio a criminosos se virando para sobreviver ou ao menos manter a sua integridade perante ao ambiente predomimantemente hostil, junto com ele.. seu irmao Salim.. que está longe de querer ser integro como o irmao e Latika.. sua amiga de infância que durante o filme torna-se o especial para Jamal. O Ponto alto do filme é quando Jamal tem a oportunidade de participar de um programa de auditorio chamado “Who Wants To Be A Millionaire?”, que é sem duvida a unica maneira de um individuo  perdido no meio de bilhoes de pessoas pode ganhar um destaque na vida e tentar algo diferente.
Danny Boyle é sem duvida um diretor diferente.. nada de choros, cenas depressivas ou uma trilha sonora de fazer até defundo se revirar de tedio. Famoso pelos dramas psicodelicos como “A Praia” e “Trainspotting” e filmes de apocalipses como “exterminio” e “Alerta Solar”  Boyle tem o dom de tornar seus filmes dramaticos, singulares.. exatamente o que ele fez com “Quem quer ser um Milionário?”. O filme é contado em tres narrativas distintas.. uma que se passa na cadeia, onde Jamal tenta provar que não está trapaceando no Jogo.. a segunda é a exibição do programa em um fita de video cassete e  por ultimo, as lembranças de Jamal sobre sua vida que é exatamente de onde ele tira as respostas. O proposito do filme é de longe o dinheiro que Jamal esta prestes a ganhar, e sim a vontade de Jamal viver ao lado de sua amada Latika. Com uma edição ágil e precisa, o longa foge completamente de todos os clichês do gênero. Apesar disso, a fotografia  é o único elemento do filme que mantém nos lembrando da vida difícil de Jamal. 
A escolha do atores jovens e mirins foi com certeza um fator importante no filme.. as caracteristicas marcantes e semelhanças entre eles fez com que a passagem de tempo ficasse incrivel, a semelhança é tanta que é impossivel não identificar Jamal, Salim e Latika em todos os tempos.
“Quem Quer Ser Um Milionário?”  é o tipo de filme que nos faz sair da sala de cinema felizes e leves. Uma história clara sobre o quão forte e intensas são as forças do destino e, ainda, uma aula de como nunca se desistir de sonhos. Em uma época em que boa parte de nossos receios só faz aumentar, é interessante e revigorante assistir a algo que nos fará perceber a importância de se ter esperança e correr atrás dos sonhos. E Por ultimo.. parabens a trilha sonora.. é incrivel, envolvente e instigante.

Confesso que meu medo de ver um filme desses era grande.. mas novamente Bollywood me surpreendeu e tornou Quem quer ser um milionario um mercedor de todos os Oscars conquistados.

Não deixem de ver nos cinemas

“Quem Quer Ser Um Milionário?”

Boa Segunda

Marcelo

 

 

Um comentário sobre “Quem Quer Ser Um Milionário?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s